O MEU PORTEFÓLIO

O meu portefólio trata da importância da consciência fonológica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

As sessões tutoriais foram principalmente desenvolvidas na turma 1SC, com alunos de 1.º ano de escolaridade, da Escola Básica de 1.º Ciclo de Sobreiro Curvo. Apesar de algumas das actividades abordarem questões relacionadas com a compreensão leitora, o meu percurso de formação foi muito orientado, a partir de uma certa altura, para a consciência fonológica.

Este portefólio tenta fazer uma síntese do caminho percorrido: depois da minha identificação e de uma pequena introdução, faz uma caracterização do meio e da turma onde foram feitas as sessões tutoriais; seguidamente tenta fazer um resumo da Brochura “O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica, da autoria de Maria João Freitas, Dina Alves e Teresa Costa, que comporta uma dimensão teórico-prática, apresentando atividades para o treino desta competência nos domínios da oralidade e da escrita (esta brochura sublinha que do correto desenvolvimento da consciência fonológica depende também um melhor desempenho dos alunos na escrita e na leitura); depois, explicita-se o percurso de duas sessões tutoriais, desde a sua planificação, enquadramento semanal, recursos utilizados e produtos dos alunos; por fim, apresenta uma reflexão final sobre este percurso formativo de quase uma ano letivo completo.

QUEM ME DERA SABER CONTAR HISTÓRIAS…

selo-acordo-ortografico

1 comment so far

  1. […] O Meu PortefÓlio O meu portefólio trata da importância da consciência fonológica no processo de aprendizagem da leitura e da […] […]


Deixe uma Resposta

