A MINHA PARTICIPAÇÃO NA AÇÃO PNEP

06-silabas-Outubro (2)No Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP), que procura responder ao desafio e à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no 1º ciclo da educação básica, participei na ação que decorreu no agrupamento onde exerço funções.

Durante algum tempo andei “perdido” sem saber muito bem o caminho que deveria percorrer…Acima de tudo pretendia que esta formação PNEP contribuísse e enriquecesse a minha prática letiva.

Talvez o facto de não ter turma tenha contribuído para esta indecisão inicial: é que, este ano letivo, desempenho funções de assessoria técnico-pedagógica (a minha componente letiva é preenchida com o apoio socioeducativo a várias turmas e alunos da Escola Básica de 1º Ciclo do Sobreiro Curvo, Torres Vedras).

Depois de algumas “conversas” com a formadora Luísa Chedas, chegámos à conclusão de que o caminho deveria ser o da Consciência Fonológica, uma vez que as sessões tutoriais se estavam a desenvolver numa turma de 1º ano de escolaridade.

(…)

A professora Adelaide (professora que permitiu o desenvolvimento das sessões tutoriais na sua turma) durante este primeiro ano de escolaridade, tentou cimentar os conhecimentos e atitudes que ao longo da carreira escolar (e talvez da vida) irão acompanhar os cidadãos que hoje formamos. Assim sendo, é natural que se tenha dado uma importância acrescida a uma descoberta que é tão importante para o desenvolvimento de uma pessoa como ser social.

Ao longo do ano letivo várias foram as atividades que procuraram envolver as crianças na leitura e na escrita, na sua descoberta e no seu aperfeiçoamento com particular destaque para a promoção da consciência fonológica.

Porque estive a substituir a docente de uma turma de 3,º ano de escolaridade, a primeira sessão tutorial aconteceu nessa turma. Só depois é que iniciei as sessões tutoriais na turma de 1.º ano de escolaridade, da professora Adelaide Mourão.

Assim, desde praticamente o início do ano letivo, tive a oportunidade de, em articulação com a docente da turma, programar atividades que pudessem sistematizar o trabalho que ambos nos tínhamos proposto: promover a consciência fonológica como capacidade fundamental a desenvolver com vista à aprendizagem da leitura e da escrita. Este trabalho foi muito facilitado pois a colega Adelaide Mourão participou a ação de formação PNEP no ano letivo anterior, 2008/2009.

Em resposta ao desafio da nossa formadora, Luísa Chedas, pensei em elaborar um e-portefólio como espaço de partilha dos materiais que, ao longo do ano letivo, fomos produzindo.

selo-acordo-ortografico

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: