Materiais PNEP

pnep1Materiais didáticos de apoio à formação, elaborados no âmbito do PNEP (disponíveis em suporte de papel, através do catálogo do Espaço Noesis, e em linha, nas ligações abaixo)

  • O ensino da leitura: A Compreensão de textos
    Nesta brochura, Inês Sim-Sim reflete sobre a importância de tornar explícito o ensino da leitura, isto é, a aula de língua portuguesa deve ensinar às crianças como se poderão tornar leitores fluentes. A par da decifração, as “estratégias de monitorização da leitura” e o contacto com a literatura são cruciais para estimular a competência de leitura dos alunos.
    A autora propõe um conjunto de atividades que fomentam a compreensão da leitura e a apropriação de técnicas para desenvolver a fluência de leitura.
  • O ensino da escrita: A Dimensão Textual
    Da autoria de Luís Filipe Barbeiro e de Maria Luísa Álvares Pereira, com a colaboração de Conceição Aleixo e de Mariana Oliveira Pinto, esta brochura visa reflectir sobre o ensino e as estratégias de operacionalização da escrita, aduzindo práticas integradoras desta competência em sala de aula. O domínio gradual e progressivo da escrita deverá passar pelas diferentes etapas da produção textual – planificação, textualização e revisão – e por um saber reflexivo que conduzam a práticas de escrita tão diversificadas quanto os contextos e os desafios de uma sociedade em constante mutação.
  • O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência fonológica
    Da autoria de Maria João Freitas, Dina Alves e Teresa Costa, a brochura O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica comporta uma dimensão teórico-prática, apresentando actividades para o treino desta competência nos domínios da oralidade e da escrita. Esta brochura sublinha que do correcto desenvolvimento da consciência fonológica depende também um melhor desempenho dos alunos na escrita e na leitura.
  • O conhecimento da língua: Desenvolver a consciência linguística
    Da autoria de Inês Duarte, esta publicação constitui um importante instrumento de suporte para o trabalho dos professores na reflexão sobre o funcionamento da língua e o conhecimento explícito e sobre os princípios que devem nortear as práticas pedagógicas neste âmbito. Para além de actividades de desenvolvimento da consciência fonológica, morfológica, lexical, sintáctica, textual e discursiva, apresenta ainda um exemplo de laboratório gramatical.

in http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/PNEP.aspx

selo-acordo-ortografico

No comments yet

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: